Comunicação Interna, Externa e Integrada
Objetivos
Reconhecer e aplicar os diversos instrumentos de comunicação, suas funções e objetivos.
Elaborar materiais de divulgação institucional.
Conteúdos
A comunicação formal e informal
As funções, objetivos e suportes da comunicação interna;
Comunicação oral
Contacto pessoal
Telefone
Palestras
Seminários
Congressos
Reuniões
Comunicação escrita
Correspondência postal e eletrónica
Direct mail
Comunicados
Manuais
Quadro de avisos
Relatórios
Publicações
Comunicação audiovisual
Institucionais
Videoconferências
Diaporamas
As Relações Interpessoais
Os meios de comunicação de massas
A comunicação com os media (Comunicados, conferências e dossiês de imprensa, clipping)
Aprofundar PNL foi uma mais valia que não estava à espera.
Diagnóstico do Anunciante:
O estabelecimento de uma estratégia de comunicação coerente e sustentada pressupõe a realização de um diagnóstico aprofundado sobre o anunciante, o seu mercado e a sua estratégia de marketing nas várias vertentes, com enfoque nas variáveis de comunicação:
- Caracterização do anunciante
- As dimensões do mercado
- Compradores e consumidores
- A concorrência
- O portfólio de produtos
- A distribuição
- O programa de vendas
- A publicidade
- A promoção de vendas
- As relações públicas
- Marketing directo
- Patrocínio
- Merchandising
- Comunicação online
Exemplo de Estratégia de Comunicação
A empresa 3M criou um novo vidro, de grande resistência e segurança – Security Glass.
Na altura da divulgação, a empresa queria algo diferente para que o produto ganhasse a sua credibilidade.
A empresa queria que o seu vidro fosse melhor do que os outros.
Então a 3M com os seus consultores decidiram criar uma estratégia de comunicação:
Parta o vidro e ganhe dinheiro.
Para isso colocaram numa paragem de autocarros uma caixa de vidro com dinheiro dentro e fizeram um desafio:
Quem conseguir partir leva todo o dinheiro.
Todos os jornalistas foram chamados ao local para testemunharem a reacção do público a tentar partir os vidros.
Ninguém conseguiu partir, ou seja, ninguém levou o dinheiro.
Esta estratégia de comunicação teve grande impacto e foi gasto pouco dinheiro.
Pode-se dizer que foi uma estratégia de comunicação com sucesso.
PNL - Programação Neurolinguística
Richard Bandler e John Grinder, criadores da Programação Neurolinguística alegam existir uma ligação entre os processos neurológicos ("neuro-"), a linguagem (linguística) e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência (programação).
Indicam também que estes comportamentos podem ser alterados para alcançar informações específicas e objectivos na vida.
No início da década de 1980, a PNL foi anunciada como um avanço importante em psicoterapia e aconselhamento, atraindo algum interesse em pesquisa sobre aconselhamento e psicologia clínica.
No entanto, como os ensaios efectuados não mostraram nenhum benefício da PNL e os seus defensores fizeram reivindicações cada vez mais duvidosas, o interesse científico na PNL desapareceu.
O consenso científico é de que a PNL é pseudociência, não havendo estudos segundo o método científico que comprovem a sua veracidade.
O próprio nome programação neurolinguística usa palavras para impressionar leitores e ofuscar ideias não relacionando nenhuma característica às estruturas neurais e não tem nada em comum com linguística ou programação.
Indicam também que estes comportamentos podem ser alterados para alcançar informações específicas e objectivos na vida.
No início da década de 1980, a PNL foi anunciada como um avanço importante em psicoterapia e aconselhamento, atraindo algum interesse em pesquisa sobre aconselhamento e psicologia clínica.
No entanto, como os ensaios efectuados não mostraram nenhum benefício da PNL e os seus defensores fizeram reivindicações cada vez mais duvidosas, o interesse científico na PNL desapareceu.
O consenso científico é de que a PNL é pseudociência, não havendo estudos segundo o método científico que comprovem a sua veracidade.
O próprio nome programação neurolinguística usa palavras para impressionar leitores e ofuscar ideias não relacionando nenhuma característica às estruturas neurais e não tem nada em comum com linguística ou programação.
Fica aqui em PDF um estudo muito interessante de Diana Almeida, de 2013:
De qualquer forma é interessante observar algumas das ideias defendidas pela PNL.
Aqui ficam dois videos, de Alexandre Monteiro, sobre um tema agora em voga, Luanda Leaks:
Duping Delight (Prazer Profundo) tende a manifestar-se em mentiras mais elaboradas e de maior duração.
Acontece quando as mentiras são motivadas pelo desejo de obter uma sensação de poder (Ekman, 1997; Ford 1996).
Esta sensação de poder vem de possuir informações que o outro não tem, de enganar o outro ou impulsionar o interlocutor a tomar decisões erradas.
Acontece quando as mentiras são motivadas pelo desejo de obter uma sensação de poder (Ekman, 1997; Ford 1996).
Esta sensação de poder vem de possuir informações que o outro não tem, de enganar o outro ou impulsionar o interlocutor a tomar decisões erradas.
Quando somos inocentes não condicionamos a nossa resposta ou defesa a um local ou tempo específico.
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